"...há gatos de rua, abandonados de fresco ou vagabundos de nascimento, que de vez em quando nos batem à porta para nos pedir comida, cuidados e atenção. Quase sempre, enquanto lhes damos uma taça de comida ou lhes limpamos alguma ferida, contam-nos a história da sua vida e, na esmagadora maioria dos casos, acabam por confessar o mesmo desejo secreto…chiiiuu…uma casa nova…e um dono simpático…"

quinta-feira, 20 de março de 2008

Miau-Miau

Os gatos falam. Sim, senhor, eles falam. E dizem coisas extremamente inteligentes. Ok, às vezes também dizem coisas completamente patetas, mas isso faz parte de uma coisa chamada charme felino… Não, não vale a pena empoleirá-los numa gaiola e dar-lhes sementes de brinde para dizerem palavrões. Também não vale a pena fechá-los num laboratório, ensinar-lhes o alfabeto e ver quanto tempo leva até que sejam capazes de pedir um hambúrguer (imagine-se, um hambúrguer…). Os animais são coisas sérias.
Não são brinquedos, nem artistas de circo, nem cobaias do progresso humano ou, pelo menos, não deviam sê-lo.
Ora bem, voltemos à questão da eloquência dos gatos. Quem tem gatos, sabe do que estamos a falar. Quem tem cães, sabe do que estamos a falar. Quem tem hamsters, sabe do que estamos a falar, ainda que os hamsters disfarcem muito bem. Quem tem peixinhos de aquário também sabe do que estamos a falar, ainda que os peixinhos de aquário disfarcem ainda melhor. Enfim, os bichos falam, e MUITO.
Mas os gatos não escrevem. Nem os cães, nem os hamsters, nem os peixinhos de aquário. E há gatos de rua, abandonados de fresco ou vagabundos de nascimento, que de vez em quando nos batem à porta para nos pedir comida, cuidados e atenção. Quase sempre, enquanto lhes damos uma taça de comida ou lhes limpamos alguma ferida, contam-nos a história da sua vida e, na esmagadora maioria dos casos, acabam por confessar o mesmo desejo secreto…chiiiuu…uma casa nova…e um dono simpático…
E nós, humanos bem educados, achámos por bem criar um blog onde possamos partilhar estas histórias e fazer com que elas cheguem aonde devem chegar: aos ouvidos de um novo dono.
Caro leitor, se tiveste paciência de chegar até aqui, és decerto digno da confiança destes nossos amigos felinos. Este é um blog desesperado: criado para a adopção de gatos que precisam realmente de um dono e de uma casa. Alguns serão bebés e terão menos para contar mas mais para aprender. Outros serão adultos e terão muito para partilhar, porque já passaram por muito. Outros ainda serão doentes e necessitarão da ajuda de quem possa e queira devolver-lhes a alegria e a dignidade. Alguns, por vezes, serão…cães. Felizmente, no nosso caso (quase que podemos dizer, no nosso "território"), os cães abandonados ou em risco, são em muito menor número do que os gatos, mas é preciso contar sempre com os imprevistos…

Sem comentários: